Inscrição Enem 2014

Faça a sua Inscrição para o Enem 2014. Não perca o prazo!

Baixar apostila do Enem Chegou a hora de começar a estudar pra valer! O Enem 2014 está chegando. Baixe o melhor material.

Diploma do Ensino Médio Confira o que fazer para conseguir seu diploma através do Enem. Veja.

O que cai no Enem 2014 Confira todas as matérias que caem na prova do Enem. Estude agora!

Baixar Provas Anteriores Baixe as provas anteriores do Enem para treinar e se dar bem.

Quero Entrar na faculdade! Quer entrar na faculdade? Veja como conseguir através do ENEM.

Enem Faculdades Públicas O Sisu seleciona candidatos para faculdades federais. Veja como conseguir.

Prouni O Prouni dá bolsas em milhares de universidades em todo o país. Faça sua faculdade.

Tem dúvidas sobre alguma matéria?

FAÇA A SUA PERGUNTA A RESPEITO DE QUALQUER DISCIPLINA ESCOLAR OU UNIVERSITÁRIA. ESTÁ DIFÍCIL FAZER O TRABALHO? ENTÃO PERGUNTE!

Enviar pergunta

domingo, 5 de abril de 2009

Aprenda sobre Fuso horário - O que é fuso horário e como funciona?

Aula de geografia - Explicação sobre Fuso horário

O que são fusos horários?

Os fusos horários são linhas imaginárias que dividem o Planeta em 24 faixas iguais, de forma que cada divisão tenha 15º de longitude (que correspondem ao ângulo que a Terra gira em uma hora) de uma faixa a outra, contados a partir de um meridiano inicial e corresponda à uma hora. Tais faixas foram regulamentadas em 1884, numa conferência astronômica nos EUA. Os fusos horários são definidos a partir do Tempo Universal Coordenado (TUC) em Londres, local onde o Meridiano de Greenwich divide o fuso determinando a contagem das horas, já que é o meridiano inicial.. Conforme se passa de um fuso a outro, deve-se aumentar (a leste) ou diminuir (a oeste) uma hora no relógio. Os minutos e os segundos continuam os mesmos. Quando alguém vem da Europa para o Brasil, por exemplo, as horas diminuem. Ao contrário, se for para o Leste, elas aumentam. Essa é a regra geral.

Antes de continuarmos nosso estudo, veja uma curiosidade que é do interesse de muitos alunos:
-
Através da nota prova do Enem você pode entrar não só conseguir entrar para a universidade mas também obter o diploma do ensino médio. O Mec dá o diploma do ensino médio a quem conseguir média 4 na prova do Enem. você sabia disso? Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Saiba mais sobre o assunto.

---
 Prosseguindo:

Toda a região que compreende o interior de um fuso horário possui a hora idêntica, isto é, toda a limitação de território firmada entre uma faixa imaginária e outra possui o mesmo horário e isso é firmado de acordo com os limites políticos de cada país. Também pode ocorrer de países com grande extensão territorial apresentar diferentes horários, como é o caso do Brasil que tem agora três fusos horários diferentes.

Os fusos são convenções geográficas que buscam conciliar "o que estamos vendo" com o relógio, ou seja, se onde moramos costuma anoitecer às 18h, o tempo marcado pelo relógio precisa acompanhar esse ritmo. Por isso, em países com grande extensão territorial, regiões distantes umas das outras, têm horários diferentes. Mesmo não sendo obrigatório, a maior parte dos países do mundo adota o sistema. Uma exceção é a China. Maior que o Brasil, o país asiático tem um fuso apenas, uma decisão do governo local. Por outro lado, a antiga União Soviética, por exemplo, com quase todo o território hoje pertencente à Rússia, tinha 11 linhas de fuso horário.

O Meridiano de Greenwich ( GMT )

O Meridiano de Greenwich ou primeiro meridiano (0°), uma linha imaginária no centro do fuso zero, ficou definido na Conferência do Meridiano como referência ao horário oficial mundial, ou hora GMT ( Greenwich Meridian Time ). Logo o Meridiano de Greenwich é o que passa no ponto médio (no meio) do fuso , observe que soma de 7,5º a leste de Greenwich com 7,5º a oeste, corresponderá aos 15º ou um fuso, definindo o Meridano de Greenwich, como fuso zero. Observação: A partir de 1986, a hora GMT foi substituído pelo UTC - Universal Time Coordinated que é uma mensuração baseada em padrões atômicos e não na rotação da Terra.

A Linha Internacional da Data

É a linha que acompanha o meridiano de Greenwich (180º), atravessando o oceano Pacífico. Por convenção internacional, esse meridiano determina a mudança de data civil em todo o planeta. Ao ultrapassar essa linha, rigorosamente no ponto em que ela se localiza, tem-se de alterar a data para o dia anterior (a leste) ou seguinte (a oeste) à partida. Aqui, ocorre o inverso. Quando atravessamos para o oeste, mudamos para o dia seguinte. A leste, avançamos para o dia anterior. É uma mudança de dias (hoje e amanhã) e não de horas.

Como calcular a hora no mundo

Os fusos horários são contados de 0 a 180º para oeste e para leste de Greenwich. Como a Terra gira no sentido oeste-leste, a cada 15º, partindo de Greenwich para o leste, as horas aumentam e para o oeste, caem. Assim, para saber que horas são em uma determinada cidade é preciso primeiro saber em que meridiano ela está e se está a leste ou a oeste de Greenwich. Umexemplo: São Paulo está no fuso 45º oeste. Isso quer dizer que a hora local em São Paulo será 3 horas a menos que na cidade inglesa. Se em Greenwich são 14 horas, em São Paulo serão 11 horas. Isso se não estivermos em horário de verão.

Como funciona o horário de verão, o que é?

A adoção do horário de verão é uma forma de gastar menos energia elétrica e evitar sobrecarga do sistema e blecautes no início da noite, quando aumenta o consumo de eletricidade. A medida não é exclusividade do Brasil e é adotada em muitos outros países, como Estados Unidos, Japão e também na Europa.
Como na época de verão o dia é mais longo do que a noite, a idéia é de aproveitar melhor a luz natural. Por isso é que os relógios são adiantados. Assim, não só se aproveita mais a luz da manhã, como também a luz do final do dia, gastando-se menos energia elétrica.

Em regiões que estão muito perto da linha do Equador, como o Norte e grande parte da região Nordeste do Brasil, o horário de verão não costuma ser adotado porque a duração do dia e da noite é praticamente a mesma durante todo o ano. Já no Rio Grande do Sul, os dias no verão chegam a ser quatro horas mais longos que no inverno. No Brasil, o horário de verão foi utilizado várias vezes ao longo do século XX, mas desde 1985 ele tem sido adotado a cada ano.

Sobre a entrada do novo ano

Em que lugar do mundo o ano vira primeiro? Agora que já sabemos o que é a Linha Mundial da Data fica fácil responder a essa pergunta. Um lugar pouco badalado que é um dos primeiros a 'ver' o ano-novo é a cidade russa de Uelen, na fria região da Sibéria. Uelen está situada no extremo leste da Rússia, junto ao Estreito de Bering, que divide a Ásia da América do Norte. Mas são as paradisíacas ilhas do oceano Pacífico que chamam a atenção do mundo. É para lá que vão milhares de turistas de vários países até o último dia de dezembro para comemorar a chegada do ano-novo.

Países como Kiribati, Tonga e as Ilhas Chatham, que pertencem à Nova Zelândia, estão perto da da Linha Internacional da Data e separados entre si por alguns poucos minutos. Kiribati, por exemplo, é um arquipélago cortado pela Linha da Data. Enquanto a capital Bairiki estará comemorando o 1º de janeiro, as ilhas à leste – que se encontram no meridiano 180º oeste – têm que esperar quase um dia para fazer o mesmo. Igual paciência precisam ter os habitantes de Samoa Ocidental, também na Oceania.

A falta de costume a novos fusos-horarios.

O jet lag ou doença do fuso horário é muito comum quando se atravessa muitos fusos horários em pouco tempo. Esse problema acontece devido a um descompasso entre os ritmos internos do organismo e os externos. Além da queda no desempenho e na concentração, a doença pode resultar em irritabilidade, cefaléia, taquicardia e alteração dos padrões de sono e fome. Ela também é comum em pessoas que estão submetidas a turnos irregulares de trabalho.
A adaptação a um novo fuso horário pode levar de 3 a 18 dias. Evitar café e bebidas alcoólicas e ter uma boa noite de sono no dia que antecede a viagem são as principais recomendações para ajudar o organismo a acostumar-se ao novo ritmo.

Antes não eram quatro fusos horários no Brasil?

O Brasil deixou de ter quatro fusos horários.

O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3 e fuso -4 (não existe mais o fuso -5), isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial, em vez de quatro fusos. O primeiro fuso (-2 horas GMT) sobre as ilhas oceânicas e mais 2 fusos (-3 e -4 horas em relação a GMT) sobre o território Brasileiro. O horário de Brasília (horário oficial brasileiro) continua -3 horas em relação ao GMT. Portanto todo horário sob território brasileiro tem atraso em relação a hora GMT ou UTC. A imagem mostra a nova configuração dos fusos sobre o território brasileiro de acordo com a nova legislação.

Com a extinção do fuso localizado no extremo-oeste da região Amazônica, os moradores do Acre, de parte do Amazonas e de parte do Pará tiveram que ajustar seus relógios. O Acre, que estava duas horas atrás em relação ao horário de Brasília, fica agora com uma hora de diferença. O Pará ficou com o mesmo horário do DF. No Amazonas, onde parte dos municípios tinha duas horas de diferença com a capital federal e outra parte tinha uma hora, a diferença agora é de uma hora em relação a Brasília, no estado todo.

A região amazônica está muito perto da linha do Equador, então a luminosidade é maior, o que ajuda. No caso do Amazonas, por exemplo, os 2 fusos que cortavam o Estado causavam transtornos. Se alguém localizado no extremo-oeste do Estado quisesse falar com Manaus, precisaria estar atento aos horários locais, especialmente em órgãos públicos.



Fonte(s) de consulta: PasseiWeb

48 comentários:

gleiner rocha,  29 de setembro de 2009 09:39  

Ótimo.

Anônimo,  10 de outubro de 2009 07:45  

Sim mais eu queria saber qual é o fuso horario do centro oeste.Você esqueçeu de botar isso.

Anônimo,  14 de outubro de 2009 09:04  

Muito Obrigado..consegui estudar para a prova..

Anônimo,  3 de novembro de 2009 04:08  

somente goias e df seguem o horario oficial, os demais estados, mato grosso e mato grosso do sul tem i hora a menos que brasila, ou seja se em brasila é 24:00 em mato grosso sera 23:00

Sergio Dinhos,  24 de janeiro de 2010 20:04  

O texto tem boa base informativa. Para os meus estudos foi muito útil.Parabéns. Obragado.

marilaine santana,  1 de fevereiro de 2010 15:40  

Obrigada pela informação , entendi melhor como funciona o fuso horario .

Carol,  28 de fevereiro de 2010 17:04  

como que eu faço com essa conta , em são paulo são 14:00 e em londres tem que andar 3 fusos que horas são em londres e que conta devo fazer ?

Anônimo,  22 de março de 2010 19:53  

a e peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesual ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Anônimo,  12 de abril de 2010 18:08  

Oi,muito Obrigada!Vocês tem uma resposta muito completa para FUSOS HORÁRIOS.Tchau!

zulmmira,  18 de abril de 2010 16:53  

Estou super sartisfeita com este texto ele e maravilhosa e obtem tudo que preciso.

Anônimo,  19 de abril de 2010 14:45  

valeu tirei minhas duvidas da prova!!

Anônimo,  21 de abril de 2010 20:04  

valeu ajudo bastante no meu trabalho da escola

duda,  28 de abril de 2010 18:56  

nossa ddepois dessa aula tirei a nota maxima na prova muito obrigado

maria eduarda rebouças aguiar,  28 de abril de 2010 19:00  

Os fusos horários são linhas imaginárias que dividem o Planeta em 24 faixas iguais, de forma que cada divisão tenha 15º de longitude (que correspondem ao ângulo que a Terra gira em uma hora) de uma faixa a outra, contados a partir de um meridiano inicial e corresponda à uma hora. Tais faixas foram regulamentadas em 1884, numa conferência astronômica nos EUA. Os fusos: São Paulo está no fuso 45º oeste. Isso quer dizer que a hora local em São Paulo será 3 horas a menos que na cidade inglesa. Se em Greenwich são 14 horas, em São Paulo serão 11 horas. Isso se não estivermos em horário de verão.

Como funciona o horário de verão, o que é?

A adoção do horário de verão é uma forma de gastar menos energia elétrica e evitar sobrecarga do sistema e blecautes no início da noite, quando aumenta o consumo de eletricidade. A medida não é exclusividade do Brasil e é adotada em muitos outros países, como Estados Unidos, Japão e também na Europa.
Como na época de verão o dia é mais longo do que a noite, a idéia é de aproveitar melhor a luz natural. Por isso é que os relógios são adiantados. Assim, não só se aproveita mais a luz da manhã, como também a luz do final do dia, gastando-se menos energia elétrica.

Em regiões que estão muito perto da linha do Equador, como o Norte e grande parte da região Nordeste do Brasil, o horário de verão não costuma ser adotado porque a duração do dia e da noite é praticamente a mesma durante todo o ano. Já no Rio Grande do Sul, os dias no verão chegam a ser quatro horas mais longos que no inverno. No Brasil, o horário de verão foi utilizado várias vezes ao longo do século XX, mas desde 1985 ele tem sido adotado a cada ano.

Sobre a entrada do novo ano

Em que lugar do mundo o ano vira primeiro? Agora que já sabemos o que é a Linha Mundial da Data fica fácil responder a essa pergunta. Um lugar pouco badalado que é um dos primeiros a 'ver' o ano-novo é a cidade russa de Uelen, na fria região da Sibéria. Uelen está situada no extremo leste da Rússia, junto ao Estreito de Bering, que divide a Ásia da América do Norte. Mas são as paradisíacas ilhas do oceano Pacífico que chamam a atenção do mundo. É para lá que vão milhares de turistas de vários países até o último dia de dezembro para comemorar a chegada do ano-novo.

SIMARETE** e SIMONETE** 19 de maio de 2010 17:28  

gostei...
entedi bem direitinho como funciona isso!
Parabéns, um BELO trabalho

Dario 17 de junho de 2010 05:55  

Parabéns!!! me ajudou muiito , eolhe que são 05:54 da manhã e tenho prova as 7:00, e já entendi tudo muiito obg !!!

Anônimo,  14 de agosto de 2010 13:51  

adorei a explicasão
sobre o que é fuso horario eu não entendia mas a gora já sei bem com essas explicações eu aprendi
assinado:ana

Anônimo,  26 de agosto de 2010 10:42  

Muito bom,minha apostila é revisionl e num tava entendendo nada, mas agora já sei, obrigada :)
ass: Gabi

Anônimo,  13 de novembro de 2010 21:50  

Boa Noite,
Como funciona qdo. há duração de viagem, como no exemploo abaixo:
Um avião sai de uma localidade situada 105º Leste, às 10hs do dia 20 de novembro, com destino a Curitiba (45º oeste). A viagem tem duração de 20 horas. Qual o dia e a hoara em que o avião chegárá a Curitiba?
Desde já agradeço.
Elizabeth

Anônimo,  15 de dezembro de 2010 15:40  

Quando é: ex 105º Leste 45º Oeste. como eu faço pra saber se diminui ou soma no resultado final ?
:s
porque eu me confundo em saber se quando é leste, leste, soma ou diminui. e oeste leste, tbm, !

Anônimo,  2 de fevereiro de 2011 17:50  

Muito Bom ;D

Anônimo,  11 de fevereiro de 2011 16:49  

Muito obrigado eu ´já sabia agoraeu sei mais?
Os fusos horários são linhas imaginárias que dividem o Planeta em 24 faixas iguais, de forma que cada divisão tenha 15º de longitude (que correspondem ao ângulo que a Terra gira em uma hora) de uma faixa a outra, contados a partir de um meridiano inicial e corresponda à uma hora. Tais faixas foram regulamentadas em 1884, numa conferência astronômica nos EUA. Os fusos: São Paulo está no fuso 45º oeste. Isso quer dizer que a hora local em São Paulo será 3 horas a menos que na cidade inglesa. Se em Greenwich são 14 horas, em São Paulo serão 11 horas. Isso se não estivermos em horário de verão.

Anônimo,  31 de março de 2011 00:31  

eu achei muito bem aeplicado esse conteudo!parabens

duda,  25 de abril de 2011 19:56  

muito boa a explicação,aprendi!!!parabens!!!

Anônimo,  23 de maio de 2011 09:29  

Meu professor de geografia é tão bom que ele leva 08 minutos para explicar a matéria e eu não entendi nada valeu mesmo....

Anônimo,  18 de junho de 2011 14:54  

gostei muito desta explicação,sóh deveria
ter uma tabela cm o nome de tdos os países do continente africano en relação á Brasília e ao tempo universal cmo nas outras pág. .....mais amei msmo esta redação,muito bm explicada

Anônimo,  15 de julho de 2011 18:10  

AAAAH BRIGADU TA DANDO P MIM ENTENDER BEEM !CONTINUE POSTANDO MAIS ...

gilda pereira,  5 de setembro de 2011 09:22  

Ai nao sabia muito mas agora estou crack e acho que vou ir super bem na prova obrigada de coraçao.
Que DEUS te ilumine sempre beijao

Pedro 26 de setembro de 2011 00:06  

Um site bem legal para você ver a hora exata em todos páises é o http://www.fusohorariomundial.com.br

Anônimo,  28 de novembro de 2011 18:14  

amei o site!

Anônimo,  15 de março de 2012 09:05  

muito bom foi muito bom pro meus estudos!!

Anônimo,  18 de março de 2012 13:57  

AMEI EU TINHA QUE TIRAR DÚVIDAS SOBRE O MEU TRABALHO APRENDI TUDOOOOOOOO!

Anônimo,  18 de março de 2012 14:00  

A E EU QUERIA DIZER QUE EU ODIAVA GEOGRAFIA AGORA AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Anônimo,  6 de abril de 2012 22:15  

Recentemente voltei a estudar,porém,aproximando a minha primeira prova surgiu esta dúvida.OTIMA EXPLICAÇÃO E FACIL ENTENDIMENTO.Descobri que a matéria so é interessante quando a entendemos porque se torna prazeroso aprender mais....,

Melaynne,  12 de abril de 2012 21:27  

Eu Adorei me ajudou bastante no meu trabalho♥ OBRIGADA..

Anônimo,  23 de abril de 2012 22:05  

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehhh ganhei uma viagem para buenosss airesss uhh uhh eu quero thu eu quero tha quero thuthathathuthutha

Anônimo,  1 de maio de 2012 14:10  

essa porra tá uma bosta , mais deu pra estudar um pouco :P , eu queria pra estudar os calculos mais você não botou bosta n'aguá

Anônimo,  11 de maio de 2012 10:04  

muito legal esse site ajudou muito. obrigado
queria os calculos mas nao tinha fazer o que ne? meesmo assim obrigado.!!!

Anônimo,  8 de julho de 2012 10:02  

Pensei que não entenderia sobre os Fusos, até que encontrei o texto super informativo.
Obrigada pela grande e importante ajuda. Parabéns pelo trabalho.

Ester.

Anônimo,  24 de agosto de 2012 18:31  

nem cheguei a lê, porque quero saber sobre contas de fusos horários, mais o texto tá com uma cara boa.!

Anônimo,  16 de dezembro de 2012 16:13  

ajudou muito no meu trabalho sobre os fusos horários

Anônimo,  18 de fevereiro de 2013 21:20  

me quebrou um galho no trabalho sobre fusos horários

Anônimo,  24 de fevereiro de 2013 18:19  

não adiantou nada é uma porcaria

Anônimo,  28 de fevereiro de 2013 19:07  

Poxa Obg. Quebrou um galho com o meu trabalho sobre fusos horários!


Esther

Anônimo,  11 de março de 2013 10:51  

não adiantou nada pra mim tbm

Anônimo,  2 de maio de 2013 14:54  

muito boa explicação, me ajudou bastante

Anônimo,  11 de junho de 2013 14:02  

EU Ñ ENTENDO MUITO SOBRE FUSO HORÁRIO MAIS SÓ O QUE EU SEI DA PRA EU TIRAR BOAS NOTAS...

Anônimo,  5 de julho de 2013 11:23  

eu nao entendo muiiiito de fuso horariooo.....e nesse site ao deu pra entender nada eu quero saber cmo se fas as contas...mais eu acho quedeui pra entender um pouco:(

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Política de privacidade

! ''Templates em geral'' - Templates para Blogs, Fóruns, Sites, e +! 2009

Voltar ao TOPO